Como mensurar gramaturas de papéis e escolher o ideal para cada trabalho?
De qual forma é utilizado e organizado esse tema na indústria gráfica, pontuada como uma das principais variantes que atribui qualidade a essa matéria. Qual é a melhor gramatura de papel para o seu impresso?
O QUE É GRAMATURA DO PAPEL?
É a medida da densidade expressa pela quantidade de gramas por metro quadrado na folha do papel distribuída pelo seu inteiro, é um padrão que corresponde à massa do papel, logo quanto maior as gramas, maior a espessura do papel.
Essa medida oficial expressa em g/m², (gramas por metro quadrado), permite aos que vão comprar papel identificar a espessura por sua gramatura, já que os mais leves são finos e gradativamente engrossam conforme aumenta seu peso.
GRAMATURA vs ESPESSURA
É importante destacar que gramatura e espessura são formas diferentes de mensurar papeis.
A gramatura do papel corresponde à massa do papel ou peso por metro quadrado, já a espessura se refere à distância entre as duas faces da extensão do papel ou sua grossura, geralmente é medida com uma ferramenta chamada micrômetro, (instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro).
GRAMATURA: 90 g/m²
São os papéis mais utilizados em impressoras comuns, como sulfite, offset e kraft -, usados geralmente para impressão de timbrados e envelopes.
GRAMATURA: 115 g/m²
Adequado para cartazes, panfletos, timbrados e folhetos de baixo custo.
GRAMATURA: 150 g/m²
É ideal para projetos com mais resistência, como folders, flyers, capas de revistas, catálogos e também panfletos/folhetos com atributos elevados, materiais estes de maior manipulação e uso.
GRAMATURA: 250 – 300 g/m²
Mais pesadas, essas gramaturas são utilizadas para cartões de visita, cartões postais, pastas onde a superfície precisa ser de extrema resistência e também usa-se em convites.
GRAMATURA: 350 g/m²
Papel cartão utilizado para embalagens.